sexta-feira, 18 de março de 2016


 Definições básicas na canaricultura.



1 — O canário Intenso é o que apresenta uma cor uniformemente distribuída e com a sua cor bem fechada, intensa.
2 — O canário Nevado é o que apresenta sobre a sua cor de fundo uma névoa branca, como que se tivessem colocado talco sobre as penas dando a ele um colorido mais suave.
3 — O canário Mosaico é o que apresenta zonas de plumagem mais fortemente marcadas, com a cor mais intensa que as outras: supercílios, ombros, dorso sob as asas e com o ventre branco: isso nos LIPOCROMOS; nos MELANICOS o ventre será da cor de fundo.
4 — O canário Branco Dominante não é um pássaro totalmente branco, ele deixa aparecer vestígios, em determinadas zonas, como nas rêmiges e retrizes, do amarelo quase todo apagado por um gen inibidor. Diz-se que o Branco Dominante é uma forma imperfeita do Albinismo.
5 — O canário Branco Recessivo é um pássaro HOMOZIGOTO, isto é, possuem ambos os genes da mesma cor. Diferencia-se do Branco Dominante por ser totalmente branco, não possuindo nenhuma cor, nem mesmo na sua pele que se torna violácea, pelo desaparecimento da substância graxa. Esses pássaros têm carência de vitamina A, devendo ser administrada a eles pelo criador.
6 — O canário Vermelho é proveniente do cruzamento do Tarim da Venezuela (Spinus Cucullatus) com a fêmea do canário.
7 — A Melanina preta sempre aparece acompanhada da marrom que, por sua vez, pode aparecer isolada.
8 — O Azul é resultado da mutação, no canário verde, do fundo amarelo para o branco.
9 — O preto e o marrom sobre o amarelo resultam no canário verde, porém sobre o branco resultam no Azul — acinzentado.
10 — Somente o marrom, sobre a cor básica branca, teremos o Prateado.
11 — Os Cobres são canários Vermelhos da linha escura, com as melaninas pretas e marrons de máxima oxidação nas asas. Se não possui a pigmentação preta ele é Canela; se não possui a marrom ele será um A gata.
12 — Existe ainda o fator Pastel, que dilui o Lipocromo do pássaro, dando-lhe uma cor mais delicada.
13 — Os canários OpaIas apresentam seus pigmentos melânieos diluídos, o preto e o marrom ficam com uma tonalidade cinza-azulada. Seu campo de incidência é maior do que o Pastel.
14 — O Isabelino é um canário quase sem cor, porém com a aparência de não estar totalmente limpo, com uma ligeira e muito tênue coloração marrom.
15 — Os canários INOS são os que possuem olhos vermelhos: os ALBINOS nos Brancos, LUTINOS  os Amarelos e RUBINOS nos de linha escura.
16- O fator Topázio provoca reduçăo e modificaçăo na tonalidade da eumelanina negra da plumagem, tornando seu desenho reduzido (mais estreito) e com tonalidade cor de castanha escuro.O desenho dorsal é formado por estrias com tonalidade castanha escuro, tendo as bordas claras, caracterizando a centralizaçăo da eumelanina. O mesmo se verifica nas penas das asas e cauda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário